quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dependência de jogos eletrônicos tem sintomas idênticos ao vício em drogas.

Compulsão por computadores pode até causar síndrome de abstinência.
Santa Casa de Misericórdia vai oferecer tratamento gratuito a dependentes.


Síndrome de abstinência, angústia, ansiedade. Os sintomas, na maioria das vezes associados às drogas, são exatamente os mesmos apresentados por quem é viciado em videogames, ou “vício-games”, como alguns jovens já apelidaram na internet.

“Alguns jovens viciados em videogames chegam a roubar dinheiro dos pais para ir em uma lan house, igual ao que fazem alguns dependentes químicos para comprar drogas”, ressalta o psiquiatra da infância e adolescência Fábio Barbirato, chefe do Setor Infantil da Psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia. O local vai começar a atender adolescentes viciados em games a partir de março.
“A compulsão dos jovens por jogos eletrônicos é muito parecida com a compulsão por drogas ou álcool, ou com a compulsão dos adultos por pôquer ou apostas no jóquei, ou dos idosos por bingos”, compara Barbirato.

De acordo com o médico, o maior problema no caso de jovens viciados em jogos eletrônicos é a dificuldade dos pais em identificar e lidar com o problema. “É uma coisa muito nova e as famílias não conseguem perceber com facilidade. Falta um referencial. Como os pais vão dar limites e o exemplo aos filhos se eles não foram criados com computadores e videogames?”, questiona Barbirato. Segundo ele, muitos pais deixam os filhos entretidos nas máquinas para terem um momento de folga, de alívio.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1475029-5606,00-DEPENDENCIA+DE+JOGOS+
ELETRONICOS+TEM+SINTOMAS+IDENTICOS+AO+VICIO+EM+DROGAS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário