quinta-feira, 17 de junho de 2010

Idosos descobrem benefícios do videogame nos EUA



A freira Jean-Marie Smith joga Bookworm em computador em convento de Nossa Senhora dos Pinhais, em Chatawa.
Foto: The New York Times
Por 133 anos, as freiras da Ordem de Notre Dame viveram aqui, em uma floresta densa que recobre uma colina por sobre o rio Tangipahoa. Em uma construção modesta mas elegante conhecida como Nossa Senhora dos Pinhais, 52 freiras aposentadas dessa ordem católica passam boa parte do tempo fazendo o que sua ordem costuma fazer desde o século XIX. Elas lêem e cuidam dos jardins, pescam e costuram. Oram cinco vezes por dia.
Mas muitas também têm um novo passatempo, ao qual atribuem o crédito pela firmeza de suas mãos e agilidade de seus cérebros. As freiras jogam videogames. A cada dia, as moradoras vão ao canto conhecido como Cova dos Computadores, equipado com sete terminais, e clicam furiosamente para disputar partidas de jogos coloridos, não violentos e relativamente simples, como "Bejeweled", "Bookworm" e "Chuzzle".
Ainda que vivam em uma região remota, as freiras são na verdade parte de uma comunidade vasta e crescente de pessoas da geração baby boom (os norte-americanos nascidos entre 1946 e 1964) que passaram a se dedicar aos videogames. Algumas pessoas mais velhas também adotaram o novo passatempo, e mulheres são maioria em ambos os grupos.
Preocupados com os custos mentais do envelhecimento, as pessoas mais velhas passaram a recorrer a jogos que dependem de raciocínio rápido a fim de estimular a atividade cerebral. Elas são fisicamente mais lentas do que eram quando jovens, mas estão recorrendo a versões digitais de jogos como boliche, tênis ou golfe.

Um comentário:

  1. Boa noite 71D!

    Aviso: para entrega por email ( para o Prof. de LIA [ e eu { Rodrigo } mostro para o Prof. Comin ] ) o conteúdo do projeto anual no retorno das "férias" até 16/08 os seguintes itens:

    - CAPA


    - SUMÁRIO (poderá ser alterado para a entrega final)


    - INTRODUÇÃO

    tema,

    problema,

    justificativa,

    objetivos (geral e específicos),

    população e amostra,

    fundamentação teórica.


    - Da variável quantitativa contínua:

    ROL,

    MÉDIA,

    MEDIANA,

    MODA e

    DP


    Esse pedido se justifica, para que não exista a possibilidade de não desenvolvimento do conteúdo do projeto.

    Email para envio: rodmestrado@yahoo.com.br


    Att.


    Rodrigo.


    29/06/2010

    ResponderExcluir